Vou postar os resultados deste trabalho que estou realizando com uma turma do 6º ano . São alunos com defasagens para a série e quase todos não têm uma perspectiva legal que ligue o estudo a seu futuro.
Abaixo transcrevo texto do site www.escrevendoofuturo.gov.brOlimpíada, mais do que um concurso
Autora:
Os números da Olimpíada
Os números revelam a dimensão da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. São cerca de 4.500 municípios participantes, 52.700 escolas inscritas e 200.000 professores inscritos para levar seus alunos a produzir textos nas categorias, Poesia, Memórias e Artigo de opinião e a concorrer a interessantes prêmios.
Esses números demonstram que, em relação a 2006, quando aconteceu a terceira edição do Prêmio Escrevendo o Futuro, houve um grande crescimento na participação nacional. Para se ter uma idéia do salto quantitativo que o Programa teve, é só voltar aos números daquele ano: foram 2.757 municípios, 15.461 escolas e 33.449 professores participantes do então Prêmio Escrevendo o Futuro. Aliás, números também muito significativos.
Esse crescimento do programa foi favorecido pela parceria entre a Fundação Itaú Social, o Cenpec e o Ministério da Educação, o que elevou o Escrevendo, agora com o nome de Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, à categoria de política pública de formação de professores para o ensino de língua materna.
O funcionamento da Olimpíada mostra que ela é mais do que um concurso que oferece premiações interessantes a escolas e professores inscritos. Além dos fascículos com seqüências didáticas para trabalhar os gêneros textuais da Olimpíada, o professor passa a receber, como parte da formação à distância, um almanaque com artigos sobre os conteúdos e propostas práticas para a sala de aula. Pode, também, participar da Comunidade Virtual onde tem oportunidade de completar sua formação com leitura e discussão de textos voltados para o ensino de língua e participar de cursos virtuais.
Como se vê, ainda que nem todos cheguem à premiação final, a partir da inscrição passam a fazer parte de um programa de formação para o ensino de língua materna, recebem materiais e podem trocar experiências com colegas de todo o Brasil por meio da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.
Participar da Olimpíada é uma oportunidade de formação coletiva.
Com esse grito de guerra, chegamos a sexta oficina: RIMANDO, com objetivos de: identificar e criar rimas .
Com 2 dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz, de Otávio Roth, vejam que maravilha conseguimos :
DOCE DE MAMÃO
SENTAR NO FOGÃO
TUTU DE FEIJÃO
FRANGO NO ALMOÇO
CARINHO DO MOÇO
AULA DE REFORÇO
INHAME COM MELADO
LEITE QUEIMADO
UM LINDO BRONZEADO
TORTA DE MAÇÃ
GOSTO DE ROMÃ
BLUSA QUENTINHA DE LÃ
DOCE NA TIGELA
REZA NA CAPELA
COM LUZ DE VELA
PEDACINHO DE MELÃO
GOSTINHO DE PÃO
PÉ NO CHÃO
CHEIRO DE JASMIM
NOVELA NO FIM
E UM QUARTO SÓ PRA MIM!
ALUNOS QUE NÃO VÊEM NO ESTUDO NENHUM SENTIDO PARA SUA VIDA RURAL... QUE NENHUM ARGUMENTO LHES CONVENCE... E EIS A PRIMEIRA ATIVIDADE QUE OS EMPOLGOU - RIMAR . VEJAM O RESULTADO:
Um sorriso
no paraíso
que preciso
como uma luz
que me produz
em nome de Jesus
pregado na cruz.