domingo, 24 de outubro de 2010

FIGURAS DE LINGUAGEM - APLICAÇÃO DO APRENDIZADO

Como sabem, abandonei os livros didáticos e estou trabalhando com as sequências sugeridas nos cadernos das olimpíadas. Os resultados são impressionantes...


Hoje vou postar um pequeno conto de uma aluna de 13 anos. A proposta foi que fizessem uma produção empregando as figuras estudadas e que eles dessem destaque a uma delas.Dei liberdade de escolha do gênero. Analisamos a presença de figuras como recurso linguístico enriquecedor do discurso. O gênero explorado era a crônica , mas já estudamos conto e memórias literárias. Eles escrevem para ler para os colegas e em momentos de socialização para toda a escola e eventualmente, postar nesse blog.

                                                                   SINESTESIA
      Nos lugares por onde passo sinto o amor, o ódio, a paz... Mas tudo isso é como um vento que passa pelo meu rosto e rapidamente entra pelas flores levando aquele cheiro que fica no ar e que deixa uma sensação de encanto ao redor.
     E, de repente, sinto um aperto no coração. Parece estar sendo esmagado e por alguns segundos sinto-me como se estivesse flutuando na imensidão do mundo, mas, logo depois, me deparo com meu corpo ali jogado. Finalmente caiu a ficha - eu estava morta.
                                                                                          (Fernanda, 13 anos, 7º ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário